Nasceu em Salvador, Bahia, em 27 de setembro de 1926, mesma cidade onde desencarnou, em 20 de outubro de 2006, com 80 anos.
Homem de rara cultura, graduou-se em direito na decada de 1950 e tornou-se promotor publico. Depois, passou a atuar como procurador de justica, funcao na qual se aposentou. Alem disso, tambem desenvolveu atividades como professor de Direito Penal, tendo abrilhantado a academia com seu notorio saber juridico.
Elzio tornou-se espirita na decada de 1950. A partir de entao, passou a integrar reunioes de estudo do Evangelho. Nas cidades baianas de Serrinha e Queimadas, integrou e fundou grupos espiritas e ficou conhecido como um homem de rara bondade e de profundo bom senso. No campo da mediunidade, possuia algumas faculdades, como psicofonia e videncia, mas se destacou pela psicografia, revelando acentuado criterio na recepcao e publicacao de livros mediunicos. Foi intermediario dos espiritos Yogashririshnam, de quem psicografou Divina presenca, Vozes de um encontro, entre outros; e de Deolindo Amorim, com as obras Espiritismo em movimento e Convite a reflexao. De sua propria producao, existem artigos que escrevia para os jornais Mundo Espirita e Folha Espirita, bem como a obra Socialismo cristao, que recebeu uma serie de comentarios favoraveis, entre eles os de Deolindo Amorim e Humberto Mariotti.